Ecletus

Ecletus
Ecletus

Nome Popular: Ecletus Nome Científico: Ecletus roratus polychloros

press to zoom

Nome Popular: Ecletus
Nome Científico: Ecletus roratus polychloros
Peso: 400 a 600g
Tamanho: 35 cm
Expectativa Vida: Podem viver até 60 anos
Alimentação: Na natureza, a dieta inclui frutas, sementes, folhas, grãos e néctar. Em cativeiro, oferecem-se frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: A partir dos 3 anos de vida já se encontram maduros para procriação. A fêmea põe de 1 a 3 ovos e os choca por 26 a 29 dias. Com 12 semanas o filhote dá seu primeiro vôo.
Distribuição Geográfica: Ocorrem nas ilhas a oeste da Nova Guiné e outras ilhotas mais distantes da costa.
Descrição: Poucas aves apresentam diferenças tão nítidas entre os sexos: os machos são predominantemente verdes ligeiramente mais amarelados. Laterais do abdômen com penas vermelhas. As penas centrais da cauda são verdes bordeadas de amarelo pálido e as laterais são azuis bordeadas de amarelo pálido. Mandíbula superior cor-de-laranja e inferior preta. Íris laranja e patas cinza. Possui um porte maior que outras subespécies. As fêmeas são predominantemente vermelhas sendo mais brilhante na cabeça e parte superior do peito e mais amarronzadas nas asas e no ventre. Parte inferior do peito, abdômen e faixa na nuca roxo mais azulado. Cauda vermelha bordeada de laranja. Bico preto e íris branco-amarelado. Anel azul ao redor dos olhos.