Curica da Cabeça Azul
Nome Popular: Curica-de-cabeça-azul Nome Científico: Pionus menstruus menstruus
Nome Popular: Curica-de-cabeça-azul
Nome Científico: Pionus menstruus menstruus
Peso: 234 a 295g
Tamanho: 28 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 30 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de frutos, sementes, nozes, bagas, flores e brotos. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam geralmente 2 a 3 ovos que a fêmea incuba sozinha por 24 a 29 dias. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e saem do ninho com aproximadamente 55 a 60 dias.
Distribuição Geográfica: Sul da Costa Rica até norte da Bolívia e Brasil Central. Também ocorre em Trinidad.
Descrição: Predominantemente verdes com a cabeça e pescoço azuis. Entre a cabeça e o peito há uma fina e suave linha avermelhada. Cobertura auricular preta. Parte superior do peito azul. Cauda azul sendo que as penas laterais são vermelhas na base e azuis na ponta. Bico cinza escuro com marcas vermelhas nas laterais das mandíbulas. Íris marrom escuro e patas cinza. Não há diferenças aparentes entre machos e fêmeas.
Curica Roxa
Nome Popular: Curica-roxa Nome Científico: Pionus fuscus
Nome Popular: Curica-roxa
Nome Científico: Pionus fuscus
Peso: 179 a 222g
Tamanho: 26 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 30 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se frutos, sementes, bagas e provavelmente flores. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam geralmente 4 ovos. O período de incubação desses ovos é de 28 dias. A mãe continua no ninho quando os filhotes nascem aquecendo-os e o macho é o responsável por alimentar a fêmea e os filhotes. Esses saem do ninho com 9 a 10 semanas.
Distribuição Geográfica: Do sudeste da Venezuela e Guianas até o nordeste do Brasil e há uma população isolada no extremo norte da Colômbia.
Descrição: Cabeça azul bem escuro com regiões avermelhadas ao redor das narinas. Cobertura auricular preta. Penas das laterais do pescoço margeadas de branco. Dorso marrom escuro e ventre marrom, sendo que as penas podem ter reflexos vermelhos ou azuis. Cauda azul escuro com vermelho nas bases das penas laterais. Bico cinza escuro com amarelo próximo à base da mandíbula superior. Íris marrom e patas cinza. Não há diferenças aparentes entre machos e fêmeas.
Curica Verde
Nome Popular: Curica-verde Nome Científico: Graydidascalus brachyurus
Nome Popular: Curica-verde
Nome Científico: Graydidascalus brachyurus
Peso: 188 a 233g
Tamanho: 24 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 30 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de frutos, sementes, nozes, bagas e matéria vegetal. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam em média 3 ovos e o período de incubação é de aproximadamente 26 dias. Apenas a fêmea choca os ovos e durante esse período ela é alimentada pelo macho.
Distribuição Geográfica: Ocorrem em toda a Bacia do Rio Amazonas.
Descrição: São verdes, sendo o ventre mais pálido que o dorso. Bico cinza-esverdeado. Íris vermelha e patas cinza. Não há diferenças aparentes entre machos e fêmeas.
Maitaca de Maximiliano
Nome Popular: Maitaca-de-Maximiliano Nome Científico: Pionus maximiliani
Nome Popular: Maitaca-de-Maximiliano
Nome Científico: Pionus maximiliani
Peso: 233 a 293g
Tamanho: 29 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 30 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se frutos, sementes, bagas e provavelmente flores. No sudeste brasileiro consomem muito os frutos da Araucária. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam 4 a 5 ovos sendo que o 5 o geralmente não é fértil. Período de incubação é de aproximadamente 24 a 26 dias. Os filhotes saem do ninho com aproximadamente 9 semanas.
Distribuição Geográfica: Do norte da Argentina até o nordeste do Brasil.
Descrição: Predominantemente verdes, sendo que a parte ventral é mais pálida e mais amarronzada. Testa quase preta. Bochechas verdes e penas da cabeça também verdes margeadas de cinza escuro. As penas centrais da cauda são verdes e as laterais azuis com vermelho próximo à base. Bico cor de marfim com cinza escuro na base da mandíbula superior. Íris marrom escuro e patas cinza. Não há diferenças aparentes entre machos e fêmeas.