top of page

Cacatua Alba

Nome Popular: Cacatua-branca
Nome Científico: Cacatua alba
Peso: 800 a 900g
Tamanho: 46 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza, alimenta-se de frutas, sementes, grãos secos e até mesmo de insetos. Em cativeiro, recomenda-se oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: A partir dos 4 anos de vida já se encontram maduras para a procriação. A fêmea põe de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam, alternadamente, durante 26 a 30 dias. Os filhotes dão seu primeiro vôo após 2 a 3 meses.
Distribuição Geográfica: Restrita às Ilhas Moluccas, na Indonésia
Descrição: Possuem as penas brancas contrastando com os olhos, bico e pernas pretos. Uma das características mais marcantes é sua exuberante crista que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho e o macho, preta. Sua situação na natureza é considerada vulnerável, principalmente pelo tráfico ilegal.

 

Cacatua Corella

Nome Popular: Cacatua-corella
Nome Científico: Cacatua sanguinea
Peso: Atinge, no máximo, 700g
Tamanho: 35 a 42 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza, alimenta-se de frutas, sementes, grãos secos e até mesmo de insetos. Em cativeiro, recomenda-se oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: A partir dos 4 anos de vida já se encontram maduras para a procriação. A fêmea põe de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam, alternadamente, durante 26 a 30 dias. Os filhotes dão seu primeiro vôo após 9 semanas.
Distribuição Geográfica: Esta espécie é originária da Austrália e da Nova Guiné.
Descrição: São um pouco menores que as outras cacatuas. Suas penas apresentam uma coloração levemente rosada nas extremidades. Não é possível diferenciar machos e fêmeas por características externas, pois são bem parecidos. A população já excede 1.000.000 na natureza, principalmente devido à disponibilidade de água e alimento. Em cativeiro seu número é moderado.

Cacatua da Crista Amarela

Nome Popular: Cacatua-de-crista-amarela
Nome Científico: Cacatua galerita galerita
Peso: 800 a 900g
Tamanho: 38 a 51 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza, alimenta-se de frutas, sementes, grãos secos e até mesmo de insetos. Em cativeiro, recomenda-se oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: A partir dos 4 anos de vida já se encontram maduras para a procriação. A fêmea põe de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam, alternadamente, durante 26 a 30 dias. O filhote dá seu primeiro vôo após 6 a 9 semanas .
Distribuição Geográfica: São aves comumente encontradas na Ilhas Moluccas, Austrália e na Nova Guiné.
Descrição: Sua plumagem é branca, destacando-se a crista de cor amarelada. As pernas, bico e olhos são pretos. Uma das características mais marcantes é sua exuberante crista que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada.
Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho e o macho, preta. Sofrem com captura ilegal em algumas áreas.

Cacatua da Crista Laranja

Nome Popular: Cacatua-de-crista-laranja
Nome Científico: Cacatua sulphurea citrinocristata
Peso: Em média, 800g
Tamanho: 35 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de sementes, nozes, bagas, frutos e possivelmente, flores. Em cativeiro, o recomendável é oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Costumam botar 3 ovos que incubam por 24 dias. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos. Os filhotes deixam o ninho com, aproximadamente, 10 semanas.
Distribuição Geográfica: Ocorrem somente em pequenas ilhas próximas à Nova Guiné, como Bali, Lombok, Sumbawa, Sumba, Flores e Timor.
Descrição: Predominantemente brancas com a região auricular e crista laranja. Anel perioftálmico branco. Bico preto. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho-avermelhada e o macho, castanho-escura. Patas cinza.

Cacatua Moluccas

Nome Popular: Cacatua-das-Moluccas
Nome Científico: Cacatua moluccensis
Peso: até 900g
Tamanho: 52 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de sementes, nozes, bagas e possivelmente insetos e suas larvas. Em cativeiro, o recomendável é oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam em média 3 ovos sendo que o período de incubação é de aproximadamente 28 dias. O filhote nasce coberto por uma penugem amarela.
Distribuição Geográfica: Ocorrem somente em algumas ilhas do arquipélago das Moluccas, na Indonésia.
Descrição: Plumagem geral rosa salmão, sendo a crista num tom mais escuro. Anel perioftálmico branco, ligeiramente azulado. Bico cinza escuro. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho avermelhado e o macho castanho escuro.

Cacatua Galah

Nome Popular: Cacatua-Galah
Nome Científico: Eolophus roseicapillus
Peso: 330g
Tamanho: 35 cm
Expectativa Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de sementes, grãos, raízes, brotos e insetos e suas larvas. Em cativeiro, o recomendável é oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Botam de 2 a 5 ovos, mais comumente 3 sendo que o período de incubação é de aproximadamente 4 semanas. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 8 semanas e são alimentados pelos pais por mais 2 a 3 semanas.
Distribuição Geográfica: Em toda a Austrália, especialmente no interior.
Descrição: Testa e topo da cabeça brancos sendo que a base da cabeça é cor-de-rosa. Dorso cinza. Asas cinza com penas cor-de-rosa na parte interna. Anel perioftálmico rosa-avermelhado. Ventre cor-de-rosa. Bico cor de marfim. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho avermelhado e o macho castanho escuro. Patas e cauda cinza.

bottom of page