O Criadouro

Foto-Site.jpg

O nosso Centro de Reprodução, sediado no interior de São Paulo, possui cerca de 1.600 m² de área construída abrangendo o Criatório, onde se encontram as aves reprodutoras distribuídas em mais de 250 viveiros suspensos e o Setor de Apoio, que oferece a estrutura necessária para as diversas fases de criação.

Contamos com uma infra-estrutura moderna e, principalmente, funcional que foi planejada e construída baseada em estudos e pesquisas a fim de proporcionar um ambiente confortável e seguro para os nossos animais, possibilitando sua manutenção e reprodução.

Atualmente, o Criadouro Guaruba conta com um plantel de psitaciformes – aves popularmente chamadas de “bico torto” como, por exemplo, Araras, Papagaios, Cacatuas, Lóris e outros – que abrange as mais variadas espécies. Considerando as aves de menor porte – como os Periquitos e as Tiribas – até as de grande porte – como as Araras e as Cacatuas – o nosso Centro de Reprodução possui cerca de 600 animais, de 70 diferentes espécies.


Os animais são mantidos em viveiros espaçosos, do tipo suspenso, que oferecem um ambiente saudável e higiênico. Saudável porque os recintos possibilitam que os animais tomem banhos de sol e chuva e, principalmente, se exercitem. Higiênico porque, por serem suspensos, evitam que as aves tenham contato com sobras de comida e com suas fezes.

 

Esses cuidados aumentam e garantem as chances de sucesso na reprodução das aves em nosso Criadouro.

Setor de Apoio

COZINHA

 

DEPÓSITO

SETOR EXTRA

Como o próprio nome sugere, é neste Setor que mantemos os animais que, por algum motivo, se encontram sem pares e/ou excedentes. É também aqui que tentamos formar novos casais antes da transferência para o Setor de Reprodução.

A dieta das nossas aves foi elaborada a partir de estudos e pesquisas nutricionais. Os animais recebem três refeições diárias, compostas por ração comercial, frutas, legumes, verduras, grãos e sementes.

QUARENTENA

INCUBATÓRIO

Para evitar possíveis perdas de filhotes devido a comportamentos agressivos dos pais ou até mesmo à inexperiência de alguns casais, adotamos o sistema de incubação artificial dos ovos. Para isso, o Criadouro Guaruba investiu em equipamentos de alta precisão como incubadoras, nascedouros e acessórios.


Esse sistema oferece inúmeras vantagens como, por exemplo, a redução na transmissão de doenças para o futuro filhote, eliminação de maus hábitos que poderiam ser herdados dos pais e, principalmente, a produção de filhotes com alto potencial para se tornarem excelentes animais de estimação.

Possuímos um setor de quarentena que abriga os animais recém-adquiridos. Neste Setor as aves passam por um processo de adaptação tanto alimentar quanto ambiental. Exames clínicos e laboratoriais são feitos para avaliar o estado de saúde de cada ave e com isso evitar que uma possível enfermidade contamine o plantel do Criadouro.

Garantia Total

O Criadouro Guaruba cumpre as exigências legais necessárias junto ao IBAMA e realiza um rigoroso controle individual sobre o seu plantel, identificando suas aves com o uso de marcações individuais sejam com anilhas ou microchips.

Todas as matrizes adquiridas foram autorizadas por esse órgão e são aves oriundas de zoológicos, criadouros, apreensões no comércio clandestino e outros. Há ainda matrizes nascidas em nosso próprio Centro de Reprodução.

Além de garantirmos a origem legal do nosso plantel, asseguramos também que todos os nossos animais estão totalmente saudáveis e isentos de sintomas de doenças ou parasitos.

Todas as nossas aves fazem parte de um trabalho de acompanhamento biológico e veterinário e passam, constantemente, por inspeções realizadas por equipe técnica prevenindo-as de defeitos congênitos e infecções bacterianas, virais e fúngicas. Para isso, os animais são submetidos aos exames necessários como, por exemplo, culturas, exames coproparasitológicos, hemogramas, swabs, sexagens dentre outros.

Descrição do Criadouro Guaruba

O criadouro possui mais de 250 viveiros com cobertura parcial, caixa de ninho com portas de monitoramento pelo exterior do recinto, comedouros e bebedouros metálicos. Todos possuem identificação alfanumérica com placas metálicas.

Ha proteção contra vento provida pela cerca viva plantada em volta da área, além de lonas plásticas retráteis, instaladas na área interna da tela de alambrado.

AVIÁRIO DE ESPÉCIES EXÓTICAS

É uma estufa agrícola fechada, aonde estão instalados viveiros metálicos suspensos, para a criação de aves exóticas. O piso é impermeabilizado e possui declividade, que conduz as águas servidas, para a canaleta coletora. Todos os viveiros possuem bebedouros de louça que são cheios através do sistema de vasos comunicantes, a partir do acionamento do registro de bateria.

Os poleiros presentes nos viveiros são de madeira e plástico, aplicados de acordo com cada espécie.